quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Especial: Jogando Animês!

Nesse artigo especial iremos apresentar jogos de cinco franquias de animes bem conhecidas no Brasil. A maioria deles possui versão americana ou européia, o que facilita o acesso para o público brasileiros. Os jogos escolhidos são os mais novos lançados para os consoles e optamos por pegar jogos para os consoles mais populares, acompanhados por uma avaliação deles, compiladas das notas dadas pelas mais variadas revistas internacionais de games.

#1 One Piece: Unlimited Adventure




Plataforma: Nintendo Wii
Desenvolvedor: Ganbarion
Avaliação: 67



Mais um game de One Piece lançado, mais esse não é mero caça-níquel, ou seja, é algo que vale a pena jogar pelo menos um vez. Aqui você seleciona um dentre oito personagens e explora uma misteriosa ilha no meio do oceano, em busca de tesouros, segredos e novos poderes. Isso no Story Mode, enquanto que no Versus Mode são mais de 40 personagens selecionáveis.


Foi um jogo aceito pela crítica especializada, pois explora bem as capacidades do console da Nintendo. Outro ponto bacana é que se trata de um aventura nova - um caminho diferente do adotado quando se trata de animês em games e, vale lembrar, este jogo é completamente diferente dos demais jogos de One Piece anteriormente lançados . É um jogo de animês, mais que não quer agradar somente aos fãs da série, e sim agradar a todos que quiserem jogar um bom jogo de aventura.


#2 Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3

Plataforma: Nintendo Wii / PS2
Desenvolvedor: Namco Bandai / Spike
Avaliação: 73



Dragon Ball está de volta aos games, desta vez trazendo mais de 150 personagens selecionáveis não só da série homônima, mas também de outras séries de Akira Toriyama , como a Arale (de "Dr Slump"), por exemplo. A quantidade até pode assustar, a princípio mas na contagem de personagens cada forma super saiyajin é um personagem distinto, bem como as várias formas de Goku (criança, adulto, encolhido etc.), o que reduz bastante o número final. Mas isso não torna o jogo decepcionante.


Na verdade, ele é um dos melhores, se não o melhor da série Budokai Tenkaichi, e porque não dizer, de todos os jogos de DB já lançados. São mais de vinte estágios diferentes e há efeitos de noite e dia que possibilitam, como você deve suspeitar as transformações de alguns personagens quando a luta surge na tela. A parte gráfica, animada e sonora, é muito competente e a jogabilidade evoluiu desde o último jogo e é um pouco mais divertida no Wii. DBZBT3 é o jogo definitivo de Dragon Ball e que agrada a todos os que querem um ótimo jogo de luta 3d, mesmo sem ser fã da série de animê e mangá. 



#3 FullMetal Alchemist Dual Sympathy

Plataforma: Nintendo DS
Desenvolvedor: Bandai
Avaliação 58



Edward e Al em busca da pedra filosofal. É o animê, mas com você controlando os personagens, sendo basicamente aquilo que você viu e ouviu, mas agora com sua participação. É um beat-an-up, que consiste em um jogo de progressão lateral na qual você avança vencendo inimigos - os principais representantes do gênero são Final Fight e Streets of Rage, um estilo de jogo que caiu em desuso.


O modo de jogar é bem interessante, com controles precisos, porém peca um pouco na originalidade. Se você assistiu ao animê, possivelmente não vai ficar tão empolgado assim no jogo porque não traz nada de realmente novo à série. A tela de toque do DS é utilizada para desenhar círculos de transmutação e na utilização rápida de ataques especiais. Outro ponto é o desnivelamento da dificuldade já que durante as fazes, ela chega a ser bobinha no começo, mas é absurdamente alta nos estágios dos chefes. É claramente um jogo feito para os fãs. E somente para eles. 



#4 Saint Seiya The Hades

Plataforma: PlayStation 2
Desenvolvedor: Dimps
Avaliação: 47



O sonho de muitas crianças da década de 90 que assistia a Cavaleiros da Tv Manchete era poder jogar com os Cavaleiros de Atena, mas, excetuando-se os três jogos lançados somente no Japão no final dos anos 80, todos ficaram a ver navios. Em 2005 foi lançado o primeiro jogo de luta da série para o PlayStation 2, que abrangia a Saga do Santuário e trazia muito personagens da série. O jogo tinha gosto extremamente duvidoso com gráficos ruins, jogabilidade travada e resto ia pelo caminho mediano. Mesmo assim ganhou um continuação, desta vez com a temática da Saga de Hades.


Bem, um dos críticos foi bem enfáticos ao dizer que os fãs da série poderiam ser capazes de revelar os problemas, mas ainda assim seria um jogo de luta datado que não tem espaço no século 21. Outro ainda disse que o jogo era simples e frustante. Parece que não foi dessa vez os Cavaleiros de Atena foram retratados de forma positiva nos games. Vale dizer que a empresa que bancou o jogo foi a mesma que bancou os recentes jogos de DBZ, que no geral são bons, mas Cavaleiros ao contrário da turma de Goku, não conseguiram emplacar nos EUA, explicando a disparidade entre os jogos.



#5 Naruto Ninja Destiny

Plataforma: Nintendo DS
Desenvolvedor: Tomy Corporation
Avaliação: 64




Naruto e sua turma estão de volta neste excelente jogo de luta para Nintendo DS. O jogo segue a história de Naruto a partir do episódios 140 da série animada, e é o primeiro jogo de luta em 3D de Naruto para DS. A luta acontece na tela superior do portátil, enquanto que os ataques especias ficam localizados na tela inferior - sensível ao toque -, para assim dispará-los de forma mais rápida , simples e estratégica. A jogabilidade é muito estável e o jogo possui uma grande variedade de combos, o que vai deixar os especialistas bem alegres.



Mais um ponto que pode desagradar aos fãs é a quantidade de personagens - somente 16. Entretanto, uma quantidade absurda de personagens não significa nada, pois grande jogos de luta do passado não tinham muitos personagens selecionáveis. Mortal Kombat, por exemplo, possuía sete, enquanto Street Fighter, apenas dois (Ryu e Ken). E uma das grandes vantagens é que esse é um dos melhores jogos de luta do DS e vai agradar a quem gosta desse tipo de jogo, independentemente de ser fã, ou não, da série, o que se configura uma grande evolução em jogos de animês. 



#6 Jump Ultimate Stars

Plataforma: Nintendo DS
Desenvolvedor: Ganbarion
Avaliação 89


Esse jogo ilustra bem a matéria de capa da edição 89 da Anime>DO: colocar personagens de séries consagradas para brigar e ver quem é o melhor. Naruto Vs Yusuke e Seiya Vs Goku são bom exemplos. A premissa do jogo é uma ameaça que assola os universos e cabe aos personagens da Shonen Jump - revista semanal japonesa que publicou mangás de enorme sucesso como "Dragon Ball", "Cavaleiros do Zodíaco", "One Piece", "Naruto" etc. - resolverem o problema. Todos os personagens do jogo saíram das páginas da revista, portanto conservam características do mangá não dos animês. As lutas fluem de um jeito muito simples e você mesmo monta seu time, que conta com um personagem principal, um secundário, um que apenas surge para auxiliar com um ataque especial e personagens de suporte. Pode-se fazer muitas combinações, mas a princípio pouquíssimos personagens estão disponível.




A grande - e talvez única - desvantagem se deve ao fato de que o jogo é inteiramente em japonês, sendo uma versão ocidental praticamente impossível de acontecer por questões de licenciamento de cada uma das séries. Apesar de ser um jogo de luta, os menus são extensos e se você não entender o que está selecionando, não vai conseguir jogar. Mas, se você entende japonês e quer o jogo, pode consegui-lo através da internet (pagando com cartão de crédito internacional) ou então por importadoras. Na internet o site www.play-asia.com é bem confiável, mas atenção aos preços dos fretes, da conversão do dólar e do prazo de entrega antes de fechar o pedido, pois o produto ainda pode ser taxado pela alfândega quando entrar no Brasil e o preço final acabar ficando muito salgado.


Espero que tenham gostado pessoal, fica a dica para quem gosta de animês e mangás esse ótimos jogos. 

Fonte: Anime>DO

Nenhum comentário:

Postar um comentário